Artigo. Uniforme.

Você já pensou o porquê todos na empresa devem usar uniformes? Para alguns é uma forma de divulgação da empresa, para outros é uma forma de padronizar a empresa, para outros é uma forma de profissionalizar a empresa e passar mais confiança.

Divulgar a empresa no uniforme até funciona em alguns casos, depende do ramo de atividade e da qualidade dos funcionários.

Padronizar a empresa pelo uniforme, não dá, padronização é processo e não vestimenta.

Profissionalizar a empresa com o uniforme serve até certo ponto. Pode gerar em quem usa o senso, um sentido de responsabilidade e comprometimento.

Passar confiança pelo uniforme serve também até certo ponto, porém é importante quando se precisa gerar confiança junto ao cliente.

Uniformizar é ser colocado em uma forma, a forma é a empresa. Uniformizar é passar para o coletivo, perde a individualidade. Agora é um grupo.

Agora como resolver isso? O uniforme é importante. Identifica, divulga, profissionaliza, cria senso de parte de um grupo, de um conjunto de pessoas, até pode inspirar confiança. Mas como individualizar?

. O crachá, ele é o individualizador, ele gera uma nova condição, sujeito coletivo, porém identificado, não é um número, é um nome, um indivíduo.

O crachá deve ficar na altura do peito/tórax, pode ser preso no bolso ou na roupa ou ainda com cordinha no pescoço. Dar-se a opção.

O crachá facilita para o cliente externo e interno saber com esta falando e qual é sua função ou posição na empresa, ele não precisa perguntar o que você faz, ele pode ter chamar pelo nome, ele pode te identificar individualmente.

Portanto com uniforme seja ele da empresa tradicional com a marca e novo da empresa ou apenas um padrão de roupa, como todos de esporte fino ou de terno e gravata é importante, porém o uso do crachá é fundamental.


Ele cria a individualidade, melhora o atendimento, facilita a abordagem, aproxima as pessoas, é muito melhor falar com alguém na empresa que você sabe o nome e que faz.

Gilvandro
https://www.facebook.com/gilvandroOliveiraOficial/